terça-feira, 17 de abril de 2012

natureza

sem palavras absorvo esta tranquilidade,
escuto o som alegre dos pardais,
sinto-me no tempo perdida,
estou onde sonho,
nos quintais...

mimos

hoje , contra todas as previsões (minhas) comprei 2 centos de cebolo, não fazia a minima intenção de plantar esse bendito mimo( tenho trauma, da manutenção) mas vi-o, cada pé lindo, grosso, a cebolinha já a ficar redondinha nã resisti e vai daí lá vieram os 200 e qualquer coisa para a terra.

ficou bonito, mesmo no lugar que estava á sua espera (  alguma coisa haveria de o ocupar, seja o cebolo)
agora espero pelo resultado daqui por algum tempo...

o meu pessegueiro

desde que as folhas começaram a cair ( culpa da,  ignorância) os pessegos pequenininhos ainda estão agarrados aos "ramos"...






será que se aguentam  ? até quando  ?

um belo dia de chuva

a minha horta ficou linda neste dia em que decidi "picar" a terra e fertilizar todas as horticulas, aproveitando a chuva que caía de mansinho...






pó de café usado, espalhado pela terra antes de ser mexida...

deliciosas saladas...

sempre que "mimo" as minhas horticulas, (neste caso, os tomates e os pimentos) imagino uma bela salada, lá mais para o Verão...hum hum que bom.   :-)

ainda fetos

"somos os maiores"








espirito de sobrevivência...

fetos







resistência e determinação

fetos

só mesmo os fetos para sobreviver no asfalto
não é para qualquer planta ultrapassar a barreira que lhe é imposta pela mão do homem.
conseguiu, embora pareça dificil...





que lição de vida para a humanidade...

quarta-feira, 11 de abril de 2012

contra tudo

este pé de hortência lutou e venceu as pedras que teimavam em não a deixar ocupar um pouco do seu  espaço.

juntamente com ela uns pés de uma planta que não lhe conheço nome , só sei que dá flores lindas pelo Verão, e no Inverno , perde flores e folhas

rega

não há mangueira que se iguale á que cai do céu, certinha e em todos os pedacinhos de terra , nenhum escapa, ou é esquecido.



depois do pó de café a rega abençoada dos céus.

pó de café

li um dia destes num blog que o pó de café que os restaurantes atiram para o contentor , serve para reutilizar na agricultura como fertilizante, pois bem .no lugar onde moro o que mais há são "cafés" vai daí fui fazer a recolha a um deles.
as minhas roseiras já estão a experimentar.
 vamos ver se daqui a alguns dias estão ainda com mais energia.

roseiras

 as roseiras estão cada dia mais fortes, já se vêm os primeiros botões pequeninos.

o meu roseiral  :-)

terça-feira, 10 de abril de 2012

vende-se

como tenho muitos repolhos e pencas , resolvi fazer algo enédito para mim .
melhor dar ou vender que deixar estragar .
coloquei esta placa ,

vamos ver o que vai dar :-)

couve galega

hoje estive a plantar couves .
estas couves são já da terceira geração.
as sementes são guardadas de um ano para o outro.
estas grandes são do ano passado ...

feijões

este ano decidi que iria ter feijão verde que baste...
para toda a familia
a ver pelo terreno que ocupam ...vai ser bonito quando for preciso estaca-los, pois são de subir...

cravo da india

esta flor, não é das que cheiram  "bem" mas o seu cheiro ajuda as horticulas na resolução de algumas pragas. Pelo menos foi o que me disseram por isso cá os temos.

primeiro semeei e agora é só plantar e esperar que cresçam fortes e saúdaveis.

chuva ( maná do céu)

esta segunda-feira acabei de plantar os repolhos e as pencas que julgo necessitar, para consumo de casa, minha e de meus filhos casados.
 hoje agradeci aos céus esta chuvinha mansinha que caiu sobre a terra.

pencas e repolhos

assim como as alfaces, as pencas e os repolhos parecem que nascerem a dobrar (aqui não semeei em dobro) foi mesmo a semente que nasceu todaaaaaaaa. já plantei , já dei uns centos e reparem no que ainda tem ...parece que dobra sempre que tiro ...

alfaces

em meados de fevereiro semeei alfaces, tratei a terra preparei-a e semeei.
passado mais ou menos um mês ainda não via nada , pensando que por causa do frio as sementes teriam morrido. Voltei a semear
 Neste momento não sei o que fazer a tantos pés de alfaces, pois estão muito juntos, então para "aliviar " um pouco fiz uma monda e plantei uns quantos pés num outro lugar, foi a primeira vez , não sei no que vai dar, mas pelo menos os outros pés já se conseguem " mexer" melhor, ou seja crescer :-)

como eu gosto

a minha horta está a ficar como eu "sonhei" (menos os pessegueiros) :-(

socorro

meus pessegueiros estão doentes, (minha culpa...)

na semana passada mais própriamente quinta feira, depois da praga das ditas formigas de asas, os meus pessegueiros estavam com as folhas a encolher, pesquisei, na net, e constatei que poderia tratar-se da doença da lepra que ataca os pessegueiros, sem saber o que fazer , foi informar-me com quem eu pensava que conhecia o problema e me poderia ajudar, ( para mal dos meus pecados)
fui aconselhada a fazer um preparado de sulfato com um produto à base de cobre que misturaria apenas uma colher de sopa e pulverizaria os pessegueiros, assim fiz.
 no fim de semana não tive opurtunidade de ir à horta, era Páscoa por isso só na segunda, para minha tristeza, os meus pessegueiros estão com as folhas todas queimadas e a cairem.
Será que ainda há esperança para os pessegos que já se vêm pequenininhos, será que posso fazer alguma coisa por eles, sinto-me triste por ver o seu estado, estavam tão lindos, mesmo com algumas folhas encolhidas...

terça-feira, 3 de abril de 2012

pragas?

hoje pela manhã ao chegar à horta tive a desagradavel surpresa de ver as folhas do ameixoeiro e do diospireiro-maçã cobertas deste bicho preto e de asas compridas, dei conta que estavam a sair do meio da lenha que tenho arrumada num canto da horta.
os que pude matei mesmo ali no chão pois estavam meios palermas , tinham asas mas não voavam, com um baloiçar suave da jovem árvore consegui que todos os bichos caíssem, matando-os de seguida.
Com receio das outras árvores maiores, que eu não podia ver ao pormenor, pulverizei tudo incluindo o local onde me pareceu que tivessem eclodido com DECIS , depois consultei a engenheira agrária que estáva de serviço no Grémio para que me pudesse dizer que bicho é este.
sem muita certeza, pois a imagem não era a melhor, disse-me tratar-se( talvez) de formigas de asas!!!
com a minha pouca experiência não posso afirmar que esteja enganada , mas não me parece nada formiga!!! enfim por agora ficou tudo limpo .

o dito bicho!!!!!!!!!

segunda-feira, 2 de abril de 2012